Instituto Pensar - Copa América tem 140 casos confirmados de Covid-19

Copa América tem 140 casos confirmados de Covid-19

por: Lucas Godois 


A Copa América já registra 140 casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus. O anúncio foi feito pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na segunda-feira (21), em um balanço sobre a situação sanitária da competição. Na última quinta-feira (17), o Ministério da Saúde tinha anunciado 69 casos, foi um salto de 71 novas infecções em cinco dias.

Com menos de 10 dias de torneio e três das cinco rodadas das fases de grupos realizadas, o número de casos é alto e atinge principalmente trabalhadores assalariados. Já houve contaminação nas seleções de Venezuela, Colômbia, Chile e Bolívia. Os resultados positivos são encaminhados para sequenciamento genético, para saber qual cepa do vírus infectou as pessoas.

O relatório divulgado pela Conmebol não fala quantas pessoas infectadas faz parte das delegações que vieram para o país, mas afirma que a maioria é formada por trabalhadores e pessoal terceirizado. De acordo com a confederação foram realizados 15.235 testes de RT-PCR. A Conmebol frisa o número de apenas 0,9% dos infectados, mas esse número não é verdadeiro porque vários testes são realizados nas mesmas pessoas.

"Além das medidas preventivas, uma intensa campanha de vacinação para todos os membros da família do futebol profissional sul-americano está em andamento desde maio.?
Conmebol

Seleção do Chile quebra o protocolo

A Federação de Futebol do Chile publicou um comunicado informando que alguns jogadores da seleção descumpriram os protocolos sanitários, levando um cabeleireiro para o hotel e serão multados. A imprensa chilena fala que seis jogadores levaram mulheres, possivelmente prostitutas, para uma festa dentro do hotel.

"A Federação Chilena de Futebol e a comissão técnica da Seleção Chilena reconhecem o rompimento da bolha sanitária da delegação que participa da Copa América, com a entrada não autorizada de um cabeleireiro que, apesar de ter PCR negativo, não deveria entrar em contato com os jogadores. Os envolvidos serão multados financeiramente.?
Comunicado da Federação Chilena de Futebol

O jornal Marca, da Argentina, cita que o técnico da seleção Martín Lasarte cogita pedir demissão. A Conmebol se pronunciou sobre o caso.

"A Unidade Disciplinar da Conmebol, no exercício de suas atribuições e de acordo com o disposto no Art. 62 do Código Disciplinar da Conmebol, instaura processo disciplinar contra a Federação de Futebol Chilena com base na suposta prática do delito.?
Conmebol

Arturo Vidal, Gary Medel, Eduardo Vargas, do Atlético-MG, Charles Aránguiz, Jean Meneses e Guillermo Maripan foram os jogadores envolvidos no descumprimento do protocolo. Os dois primeiros publicaram vídeos com o cabeleireiro nas redes sociais.

Resultados do torneio até agora

A Argentina é líder do grupo A com 7 pontos e o Chile é o segundo com 5. O Brasil lidera o grupo B com 6 pontos e a Colômbia é a segunda com 4. A seleção brasileira venceu os dois jogos que disputou, o primeiro, em Brasília, por 3×0 contra a Venezuela e o segundo contra o Peru, no Rio de Janeiro, por 4×0. A seleção canarinho voltará a campo na quarta-feira (23), o adversário é a Colômbia, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 21h.

Pandemia assola o Brasil durante a Copa América

A pandemia continua fora de controle no país, com baixa adesão das medidas de isolamento social, sem políticas nacionais de testagem e com a vacinação em lentidão. Os quatro estados que têm cidades sedes da Copa América estão com casos acelerados, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

O país registra a pior média móvel desde março, 73.564 por dia, um aumento de 25% no comparativo com os últimos 14 dias. O contagio está acelerado e volta a se aproximar do pior ritmo já visto.

Os números são do levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir dos dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20 horas dessa segunda feira. O país registou 899 mortes nas últimas 24 horas e totalizou 502.817 óbitos.

11,52% dos brasileiros tomaram as duas doses da vacinas e estão imunizados. Foram 24.390.876 pessoas. Já a primeira dose foi aplicada em 30,43% da população, 64.436.634 brasileiros.

Com informações de Metrópoles, Folha de S.Paulo e ESPN



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: